quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Desapego.


Cruzaram-me o DNA de ephemeroptera e gatos para me ensinar o desapego; e eu visitava aqueles remansos para recolher a evolução da ninfa em animal bem composto, mimoso, ainda que sem aparelho digestivo.
Eu esperava paciente o acasalamento para oferecer meu afago, e logo que a criatura se apartava de seus deveres biológicos (que me garantiam outros amigos), se enroscava ronronante em minhas pernas ainda curtas.
Eu amava aquela criatura hibrida até que sua fragilidade lhe curvasse a cabeça.
A preocupação de meus pais sempre me dizia:
-Cada dia um animal; cada animal, um nome!
E eu prossegui toda minha infância enterrando amigos; levando no peito um imenso cemitério!

Anderson Dias Cardoso.

domingo, 8 de abril de 2012

O Agiota.


O ápice de sua cobiça e ganância veio ao descobrir a usura, em valores de mercado inflados pelo desespero dos carentes.
Mesmo começando com modéstia soma, sua avareza e perspicácia o levaram à organizar-se em grande quadrilha, que realizava desde cotações até cobranças violentas de qualquer quantia.
A garantia de muitos era a possibilidade de alguma fratura, ou subtração de objetos equivalentes às dívidas; e em raros casos, a vida respondia pelo preço.
Um pobre homem foi avisado que mesmo o pouco que tomara (o equivalente à não mais que um dia de serviço, para suprir o vácuo de três ventres) seria recebido de volta, acrescido de suas taxas de contratação, e juros sobre juros.
Ele prometeu honrar sua dívida; infelizmente a pobreza não o permitiu; e a tolerância do credor o poupou até que o valor pudesse o escravizar por toda a vida, então lhe enviou alguns dos seus para requerer o ajuste.
A folha da conta mal acomodava a cifra, e o homem desfaleceu ao notar que não havia dinheiro para pagar, e que, a legislação moderna proibia a escravidão por dívida!
-Nada tenho para lhes compensar minhas despesas! Implorou o homem.
-Não se preocupe velho, pois, mesmo ao que não tem como pagar, paga!
E feriram gravemente o pobre em seus lombos, e, do requerido auxílio doença receberam “eternamente” seu quinhão!

Anderson Dias Cardoso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...