sábado, 10 de março de 2012

O Leiteiro.


Bem cedinho fazia soar sonora buzina, e todos se retiravam de seu conforto para fazer fila ao redor da caminhoneta; e receber, em panelas engorduradas, uma medida seca de leite, e outros derivados laticínios.
O litro sempre colhia vento de seus galões, e o emborcava à freguesia, sob olhos muito satisfeitos com sua farta gordura invisível, e um provável gosto encorpado; ao passo que cédulas e moedas, também fantasmas, eram entregues ao dono do auto, e este se ia, farto de seu muito nada.
Um outro olhava estas trocas, meio metido entre cortinas, estampa confusa no rosto, se repetindo dia à dia em tormento de pavor!
-Povo estranho!
Tentou negociar certa vez com um vizinho, mas este gritou “falsidade”! aos irmãos, quando ofereceu seu preço em mão nua, recolheu então a destra, e estes lo tiveram como suspeito...
E o leiteiro ia e vinha; e a loucura continuava, para seu inconfesso desespero.
Seria a figura algum sacerdote?
Seria um simbolismo de sociedade secreta?
Seria o leite da vaca Maltéia, ou o vinho de Dionísio?
Não suportaria mais um dia daquelas meditações doentias; se mudaria para um canto mais salubre; para vizinhos que ao menos, bebessem leite de verdade!

Anderson Dias Cardoso.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Amores Como Latas de Ervilhas.


Havia trocado seu amor por uma lata de ervilhas, mas a desfeita não foi tal qual a de Esaú, onde ao menos havia fome; antes, foi despeito de desapego!
Postou o troféu da indiferença numa prateleira de condimentos, o que dizia muito por não cozinhar, e lá ela esteve, como um ajuntamento de poeira e tecidos aracnídeos; contas verdes de sabor vulgar e valor deveras acessível.
Era o amor de Maria, ou Ana... Talvez Patrícia, ou Carmem; mas sentimentos não se escrevem em rótulos, e, quando compramos, toda marca tem o mesmo nome.
Num dia de festa lhe falhou a despensa, e se  pesou o peito um pouco, logo imergiu seu sentir num caldo; e o serviu, com coração leve à uns poucos ventres amigos!
Anderson Dias Cardoso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...