domingo, 4 de maio de 2014

Sinestesia.


Não me lembro bem como se deu na primeira vez, mas tenho a impressão que a letra “b” em minha infância, tinha gosto açucarado, ainda que todas as outras letras fossem insossas!Então a leitura costumava a acompanhar uma mastigação, movimento lingual, e muitas escovações. Minha mãe achava estranho, cogitou me levar a um neurologista, mas logo que percebi que minha estranheza poderia resultar em médico me tornei mais discreto!
Certo dia o perfume almiscarado de minha irmã mais velha me causou comichões nas palmas, cabeça e costas, mas não ouve nenhuma manifestação cutânea, nem mesmo vermelhidão. Um dermatologista amigo, numa consulta não oficial duvidou que fosse alergia, e, quando a garota trocou de fragrância, o sentido agora era de que estava sendo envelopado em gigantescos chumaços de algodão!
Pouco depois os sons passaram a me proporcionar alucinações geométricas, mas isto foi só no princípio do efeito, já que umas semanas depois, após um leve colapso nervoso, tudo se intensificou, se mesclou e modificou, não havendo mais nenhuma barreira para todos recursos sinestésicos!
As pessoas às vezes me eram contornos de puro psicodelismo fluorescente, ora eram ondas de calor e frio se alternando em meu corpo em arrepios e sudorese, e às vezes exalavam uma mistura floral, de acordo com o número da multidão, que me reviravam as entranhas...
O tato me levava por um caminho de sabores aleatórios, muitos dos tais inimagináveis, não poucos, desagradáveis!Ficaria surpreso se te dissesse que já toquei uma estrela?Sim, e ela me queimou a ponta dos dedos, sem ferir a carne!Também, com o tempo, aprendi a executar a nona de Beethoven nas texturas da cortiça, alumínio e água!Era em tons pastel, mas bastante interessante!
O paladar era dos sentidos mais curiosos! Biscoitos tinham gosto de paisagens campestres, e chocolate quente era ao corpo como um delicado banho de orvalho pela manhã!Passei a evitar macarronadas, pois estas me faziam evocar sentimentos abstratos, como amor, vazio e solidão!
Engraçadamente os cheiros, de canela, lavanda e açafrão me causavam riso; o de bacon frito faziam surgir no horizonte dos meus olhos um exército de homens palitos marchando em uniformes de escoteiro, e o suor me causavam cegueira psicológica!
Não gostava de ajuntamentos!Eles me sobrecarregavam os sentidos!



Anderson Dias Cardoso.

Um comentário:

Célia disse...

Quantas sensações! Sentidos aguçados e confusos... Se bem que as palavras, os cheiros, os lugares,as pessoas são paisagens que se infiltram em nosso cérebro e mesmo depois de anos, nos vem à mente, sob qualquer resquício de lembranças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...