sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As Negra Não Devem Ser Mães...

O Seio lactante é permissão para o nascimento, o movimento da senzala à casa grande;
permuta forçada de almas!
As negras não devem ser mães.
O colo negro acolhe as crias; branca e preta.Os peitos vertem "vida" nas bocas "ávidas", e a Sinhá sorri de alívio ao tocar o seio seco.
As bocas sugam, as carnes se engordam da fartura láctea, mas aquela branca se escancara mais, e o quinhão maior exaure a fonte!
A boca negra geme de fome, e os olhos escravos libertam a lágrima.
Uma alma se apruma, a outra, raquítica, mingua.
Uma salta do colo, a outra desce à cova!
Num devir, o branco se doutora, às custas do leite africano.
E à negra qual recompensa?
Negras não devem ser mães...




Anderson Dias Cardoso.

4 comentários:

É Comigo??? disse...

Esclarecendo o texto:Eu tenho recebido comentários dos meus textos,alguns negativos e outros positivos e acho isso muito bom, democrático, porém umas pouquissimas pessoas não leram o texto direito,ou não tem muita intimidade com poesia e com isso não conseguem entender o que ela quer dizer e escrevem comentários absurdos que não tem nada a ver com o texto, como foi no caso acima!Alguem me mandou um comentário me chamando de preconceituoso e até usou algumas palavras de baixo calão...Não sou preconceituoso, o poema muito menos, é só "SABER LER" que irá entender o que quis dizer...Trata-se da minha indgnação com a visão escravista, de como os escravos eram tratados como mercadoria,sem direitos,sem dignidade...Obrigado às pessoas que comentaram, principalmente no Orkut, e que entenderam o sentido...Aos que disparam críticas sem entender o que significa:Vamos ler mais um pouquinho e colocar a cachola pra funcionar que os textos tão facinhos,dá pra entender!!!Obrigado!

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

É meu amigo, muitas vezes as pessoas não entendem o contexto e se dão ao direito de criticar duramente. E temos de sair fazendo eslarecimentos. O que você disse no texto é exatamente o contrário...
Grande abraço!

Anônimo disse...

Devo confessar que no primeiro instante, o nome é bastante impactante. Entao, segui para o próximo passo: analisar a obra. Realmente é preciso muita atençao pois seu modo de escrever se assemelha aos antigos poetas, tanto o tema em si quanto o vocabulário.

Lendo o que vc escreve, tenho a certeza de que saberá entender que nem todos te entenderão.

Lorranny Berto

REGINA GOIS DE MELLO disse...

Seu poema e sensível e profundo. Como
professora de História sei muito bem
como isso ocorreu, principalmente aqui no Brasil, enquanto as amas de leite eram obrigadas a acolher em seus seios os filhos dos senhores, os seus rebentos morriam de fome. Se formos analisar profundamente a coisa não mudou muito. Parabéns pelos belos verso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...