segunda-feira, 23 de março de 2015

Xanadu.



Xanadu Guo mudou-se de Qingdao à Guangzou acompanhando uma empresa de manufatura de bolsas femininas, na qual havia uma promessa de expansão, contratação de algumas dúzias de novos funcionários, e a melhoria de salários e condições dos trabalhadores nativos. As encomendas naqueles dias tinham um volume impressionante, a oportunidade era boa e ele era o esteio de sua miserável família.
O acomodaram num pequeno barraco, junto a outros três casais, lhe ofereceram comida, duas mudas de roupa e um diminuto aumento, que mal chegava a compensar as horas acrescentadas em sua folha de ponto; e agora estava longe de casa. Não gostava de pensar daquela forma; era otimista e aquilo tudo não lhe influíra nos ânimos.
Xanadu era rapaz peculiar. Trabalhava focado, sempre disposto, e, quando não virava a noite na fábrica, sonhava que era o garotinho que girava a manivela que dava corda ao mundo para que este pudesse se movimentar!
Um telefonema, o galpão todo se agitando, e lhes disseram que os americanos haviam triplicado a quantidade que costumavam demandar. Os demais trabalhadores que os suportariam deviam chegar somente no fim do semestre!
Eles deveriam se sacrificar mais aquela vez!
Xanadu, moço dedicado, agarrou estilete e molde, se adiantou aos demais e rumou ao seu balcão para produzir. Lembrava-se sempre da fome da mãe, da doença do pai e do sorriso de seu irmãozinho caçula.Se recusou a maioria dos curtos intervalos, deixando seu posto quase que somente para mastigar alguma coisa e urinar.
Seus patrões lhes forneciam estimulantes, e alguns trocados à mais, então ele permaneceu acordado aquela noite, a seguinte e a seguinte, então tombou de exaustão.
Sonhou novamente aquele sonho, mas a corda do planeta havia terminado...
A Terra parou num repente, e a inércia sacudiu toda a crosta. Os mares lavaram parte dos continentes enquanto o resto era atirado para fora da órbita.O solo se enrugou num hemisfério, enquanto se estriou noutro, criando formações altíssimas, e erosões assustadoras.Parte das criaturas foram esmagadas, as demais tomaram os mesmos caminhos das águas...
Xanadu, você não devia ter ficado tanto tempo acordado!


Anderson Dias Cardoso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...