sábado, 1 de maio de 2010

O perigo de ser criança nos dias atuais!


Hoje, não sei por que me recordei das revistinhas que lia antigamente, concordo que são grandes responsáveis pelo meu gosto de ler, assim como de muitas outras pessoas, dai me lembrei ainda de uma tirinha do personagem Horácio(Gibi de Maurício de Sousa) que encontrei em um livro quando cursava a 5°série do ensino fundamental...Na época olhei a imagem, e sem muito interesse não notei qual era a mensagem da charge, muito tempo depois, me deparei com ela na net e entendi que hoje em dia nem as matérias, revistas, brinquedos são destinados verdadeiramente para crianças, veja a dita foto. Nessa mesma época eu dei uma conferida nos materiais das revistinhas da Turma da Mônica, e outras do Maurício de Souza, (para não citar outros materiais com conteúdos estranhos para uma criança de outras editoras, novelas, games, e propagandas...) e notei conteúdos como Satanismo,Homossexualismo, sem citar violência, que contribuem de uma forma ou outra na formação da crianca...Muitas pessoas desprezam as intenções das Mídias, o poder que ela tem de induzir pessoas pré dispostas aos comportamentos que elas desejam, e de como elas utilizam se muito dos recursos humorísticos, pois, se uma coisa é ofensiva, prejudicial,ou tendenciosa, for dita de forma engraçada, no mínimo não causarão uma repulsa grande nos seus interlocutores... Eu acredito também que nossa sociedade investe pesado em uma "indústria de descontentamento", onde desajusta os indivíduos, os dizendo o quanto estão gordos,o quanto seus casamentos são miseráveis, o quanto são infelizes, o quanto são feios...elas oferecem padrões de felicidade inalcansáveis, desvirtuam os relacionamentos pois o cidadão desagregado, infeliz consome muito mais, como podemos ver tantas compulsões, como a de compras, sexo(Carro novo+roupa nova+dinheiro=sexo fácil),compulsão estética (movimenta o mercado dos cosméticos, que vendem Bilhões), e me impressiona qua as pessoas não abram os olhos para essa realidade, como se os meios de comunicações fossem mecanismos escrupulosos, interessados apenas em "vender seu peixe". Esses proficionais não aprendem nas faculdades apenas como deixar seu produto com uma "cara" mais bonitinha, mas tem disciplinas que vão desde filosofia à psicologia de consumo vendendo não somente produtos mas também ideologias de acordo com seus contratantes;não de acordo com os padrões de uma sociedade xsadia, e como diziam os antigos: "É de pequeno que se torce o pepino"...é preferível moldar as ansiedades das crianças desde pequenas, cuidado com o que as mídias vendem pois se nós, adultos somos sucetíveis imagine as criança...Se você ainda acredita que não há maldade nos meios de comunicação ai estão alguns links que separei pra corroborar o que eu disse:
Essa matéria mostra como os publicitários se utilizam da sua arte para tornar a "Teimosia" da criança para adquirir seus produtos mais eficiênte! Esse outro mostra com quem os produtores de alguns desenhos e marcas tem compromisso...Você não acredita que esse comercial foi feito especialmente para os adultos nao é?
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...